Principais Castas
Brancas
Alvarinho , Arinto, Avesso, Azal, Loureiro, Trajadura
Tintas
Alvarelhão, Amaral, Borração, Espadeiro, Padeiro, Rabo de Anho, Vinhão
Principais Concursos Mundiais de Vinhos
Concurso Mondial de Bruxelles:
Fundado em 1994, o Concurso Mondial de Bruxelles, é um dos concursos mais importantes a nível internacional de vinhos ou seja o Campeonato Mundial de Vinhos, decorre todos os anos normalmente durante o mês de Maio, reunindo mais de três centenas de provadores de vinhos de diversas nacionalidades, entre os quais Sommeliers, Importadores, Jornalistas, Críticos de vinhos e de bebidas espirituosas, entre outros, reunindo os melhores especialistas e profissionais do vinho, contribuindo para a singularidade do evento. Face ao seu carácter internacional o mesmo é organizado fora das suas fronteiras, assim todos os anos ocorre numa cidade de um país diferente.
São apresentados a concurso mais de 8000 vinhos provenientes de mais de 40 países produtores, onde Portugal, nos últimos anos se tem destacado, com várias medalhas e menções honrosas, todos os anos a Confraria dos Comensais da Tromboada divulga a lista dos vinhos com Grande Medalha de Ouro.
Concurso Vinalies Internationales de Paris:
O Concurso Vinalies Internationales de Paris, realiza-se todos os anos, para premiar os melhores vinhos do mundo e trazer o reconhecimento que eles merecem - é o objectivo deste concurso criado e organizado em Paris pela Union des Enologues de France.
A garantia mais segura de credibilidade é que o Vinalies Internationales, convida mais de 100 juízes de todo o mundo. Sua missão é avaliar mais 3.000 amostras de vinho, que são submetidas ao seu paladar, avaliando as suas especificidades, tendo como objectivo final honrar cada vinho com um conjunto detalhado de notas de degustação.
Vinhos Premiados por Concurso e Anos:
Vinhos Brancos Premiados com Medalha de Ouro no Concurso Vinalies Internationales de Paris 2017
Alvarinho Deu La Deu (2015) - DOC Vinho Verde - Adega Cooperativa e Regional de Monção